quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tumores de mama em cadelas


Frequente na rotina das clínicas veterinárias, o tumor mamário é o principal tipo de tumor diagnosticado em cadelas - responde por cerca de 50% de todos os tumores diagnosticados na espécie canina.

Uma das principais características dos tumores de mama é acometer cadelas de meia-idade ou de idades mais avançadas, geralmente a partir do sétimo ou oitavo ano de vida. Determinadas raças são frequentemente apontadas como mais predispostas à doença, mas, na prática, todas as cadelas não castradas ou castradas após os 30 meses de idade tem 26% de chance de desenvolver tumores mamários. O risco aumenta naquelas submetidas a tratamentos com medicamentos anticoncepcionais de uso veterinário e nas que apresentam pseudogestação.

É fato bem conhecido que as cadelas submetidas a cirurgia de castração antes de terem o primeiro cio apresentam uma importante diminuição na incidência da doença, que cai a meio por cento.

Metade dos tumores mamários encontrados nas cadelas é maligno. No entanto, grande parte dos tumores benignos pode evoluir para formar malignas.Daí a necessidade de detectar e tratar precocemente a doença. Os tumores malignos têm a propriedade de causar metástases, ou seja, de se espalharem para outros órgãos. O mais frequentemente afetado é o pulmão, mas diferentes órgãos também podem apresentar metástase, como ossos, rins e fígado.

  • Diagnóstico
A participação do proprietário é fundamental para detectar a doença.A constatação de aumento do volume nas mamas, mesmo que pequeno quanto um grão de ervilha, é razão para um visita imediata ao veterinário.Embora seja praticamente impossível diferenciar um nódulo mamário benigno de um maligno, visualmente ou por palpação, em geral a presença de massa de crescimento rápido, com superfície irregular e úlcera, é indicativa de tumor maligno.
Dois terços dos tumores se localizam nas mamas inguinais. A análise histopatológica é o método que determina o diagnóstico. A sua realização, por requerer um fragmento do tumor, normalmente é feita após a cirurgia.
  • Tratamento
A cirurgia é o tratamento indicado para a doença.Sua eficiência é tanto maior quanto menor for a evolução do tumor, ou seja,, quanto menor ele for.Sabemos que podem ser curadas pacientes cujos tumores malignos têm menos de três centímetros de diâmetro, no caso das cadelas.Além dos exames pré-operatórios rotineiros, como hemograma, exames de função renal e hepática e ecocardiograma, é importante realizar raio-x torácico e ultrassom abdominal a fim de descartar a presença de metástases nos pulmões ou em algum órgão abdominal.A presença de metástase torna o prognóstico da doença bastante desfavorável e , geralmente, contra-indica a realização da cirurgia.

A cirurgia é planejada levando em consideração a localização do nódulo ou dos nódulos presentes e da drenagem linfática dos tecidos mamários.Assim, nunca é feita apenas a remoção do tumor, mas da mama acometida pelo tumor em conjunto com as demais mamas drenadas pelos mesmos vasos linfáticos.São comuns as circunstâncias em que o cirurgião tem de optar pela remoção de todas as mamas do lado acometido.

Os tumores mamários são dependentes da açao hormonal e, por esse fato, se realiza a castração junto com a mastectomia (retirada da mama).

Ao longo das última décadas tem sido empregado o tratamento quimioterápico em cães.Ele é indicado quando há recidivas ou metástases e pode proporcionar aumento da sobrevida da paciente.

Concluindo: a castração antes do primeiro cio praticamente exclui a possibilidade de desenvolvimento da doença.E o diagnóstico precoce é fundamental para a obtenção da cura. Uma dica para perceber facilmente e a tempo se um carocinho apareceu nas mamas da sua cachorra é fazer, sempre, carinho nela.

Fonte: Revista Cães e cia

96 comentários:

  1. minha cadela tem um caroço na mama traseira lado esquerdo e esta um pouco grande,que devo fazer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    não sei se você irá ver a resposta,porque eu não tenho o seu nome nem o seu e-mail.
    Eu vou te falar os procedimentos básicos, porque eu,infelizmente,não fiz veterinária ainda, mas pretendo, se Deus quiser!
    A primeira coisa que você terá que fazer é ir ao veterinário que irá solicitar um raio x,que poderá ou não indicar se tem metástase(se o tumor se espalhou ou não).Provavelmente ele deve te orientar quanto a remoção desse tumor e no mesmo dia que se tirá o tumor da mama é feito um exame para indicar se o tumor é maligno ou benigno,que demora se não me engano uns 5 ou 7 dias.Se der benigno,não se preocupe, mas é bom sempre continuar apalpando as mamas da cadela para observar se não há mais nenhum no futuro.Se der maligno,provavelmente deverão solicitar a retirada total da mama(as vezes até fazem isso na primeiro cirurgia dependendo do caso)e que você entre com os tratamentos anti-cancerígênos.Mas quanto antes voce procurar o veterinário, melhor.Ok?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. minha cadela esta igual ao que o senhor falou e com essa postagem me ajudou muito a saber que o tumo é maligno
    e ´pesa 100 gramas o tumor
    se der me responde
    ela tem 10 anos e teve 3 cria ai na chegada de 8 anos de idade nos descobrimos esse tumor mas nao fizemos quase nada pois o veterinario falou que nao precisava fazer
    depois de 2 anos o tumor esta enorme e levamos a outro veterinario e ele falou que deve operar o mais rapido possivel
    agora estou indessiso
    me de uma opiniao por favor
    se der me responda

    ResponderExcluir
  4. A cirurgia com certeza só tem a prolongar a vida da cadela, além do que, você estará participando para o bem estar dela!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma cadela da raça fila ela possui 12 anos e apareceu 1 tumor de uma hora pra outra em cerca de duas semanas e esta do tamanho de uma bola de golf.

    o que faço?? o tratamento é caro??

    obs:ela nunca deu cria!

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente você deve procurar um médico veterinário, para que ele veja a gravidade da situaçao e se a sua cadela passar pelo risco cirúrgico e puder fazer a operação ótimo!Caso contrário, existe a quimioterapia, que infelizmente não sei te dizer se é parecida com a humana.
    Mas como o tumo já está grande,leve-a o mais rapido possivel ao veterinário!
    Com relação a valores, depende de que região você está e também da gravidade do problema.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. oi a minha cadelinha tem um tomor na zona das maminhas e é muito grande que ja esta pendorado. eu quero fazer uma operaçao mas nao sei quanto custa pois nao tenho muito dinheiro (90 euros) que devo fazer?

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana Silva, como vai?
    Como eu disse a nossa amiga no comentário anterior, é difícil eu dizer o valor correto, porque tem que fazer uma consulta com o veterinário primeiramente, ele que irá te encaminhar para que ela faça o risco cirúrgico, o eletrocardiograma(se for uma cachorra idosa ou com algum problema específico), além de que tem valores por cada tumor retirado, que depende do tamanho deles e também a quimioterapia se tiver tumores malignos e o preço da cirurgia em si.Entende por que é difícil eu te dizer o valor? Mas recomendo que você leve a cadela no veterinário para ele avaliar.
    Abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  9. ola!Ontem minha cadelinha fez a cirurgia de mama.Estou com muita dúvida. Estou dando os remedios mas notei que suas pernas incharam e ela fez xixi somemte pela manhã e ainda fica muito deitada. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  10. Olá, obrigada por entrar em contato
    eu infelizmente nesse assunto não posso ajudar muito pois não sou veterinária.Procure o veterinário que atendeu sua cadela no dia da consulta pré-operatória que ele esclarecerá melhor suas dúvidas.
    Talvez ela esteja mais deitada pelo fato de ainda estar com os pontos e estar sentindo dores.Basta dar a medicação receitada corretamente que ja ja ela volta ao normal.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. ola boa noite tem uma cadelinha e percebi um caroço ao lado da mama gostaria de saber se e normal e o que fazer

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Marcos, tudo bem?
    Voce deve leva-la para uma consulta veterinaria.Eu nao tenho conhecimento veterinario para te dar essa resposta.Mas o veterinario te dará toda assistencia necessaria para diagnosticar o que sua cadelinha tem, ok?
    Abraços e obrigada pela mensagem.

    ResponderExcluir
  13. AONDE POSSO ENCONTRAR QUIMIOTERAPIA PARA CADELA COM CANCER DE MAMA JA REALIZOU 4 CIRUGIA E AGORA ESTA COM METASTESE NAO INDICA CIRUGIA,MUITO OBRIGADA. MEU EMAIL sandrabblopes@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. olá minha cadelinha tem 9 meses e entrou no cio a pouco tempo,o cio ja acabou faz umas tres semanas acho eu, e a uma semana que estou notando q num dos peitinho da parte de cima esta inchado e ta diferente dos outros, ela é muito espuleta vive trombando em tudo pode ser que ela tenha batido em algo ou isso ta fora de questão, por favor me ajudem to desesperada com isso.obrigado renata

    ResponderExcluir
  15. Oi, tenho uma cadela com 16 anos, nunca cruzou agora apareceu de uma hora p/outro um caroço em baixo da axila, a medica falou que é cançer. Estou muito triste, pois perdir uma cadela de 13 anos há mais ou menos 20 dias, com o msm problema. A medica não aconselhou fazer cirugia só se o caroço abrir, não sei o q fazer.

    ResponderExcluir
  16. Peço a todos que tenham duvidas com relaçao a algo que está acontecendo de diferente nas mamas das cadelas que procurem um veterinario.Ele é a pessoa mais indicada para tirar qualquer tipo de duvida.
    Eu infelizmente, por nao ser veterinaria nao possuo conhecimentos suficientes que possam ajudar a todos com suas duvidas,ok?
    Agradeço pela compreensão.

    ResponderExcluir
  17. há uns 2 meses a minha cadela apareceu com uma bola na barriga perto de uma mama, eu desconfiei que fosse um tumor mais me informaram que o tumor nao aparece um buraquinho vazando um tipo de liquido entao nem me preocupei muito, mas passou um mes e ela continuou com o caroço entao resolvi leva-la em um veterinario ele me falou que era cancer em uma mama e que ja estava passando paa outra mama ele vai operar ele mais tenho medo que nao resolva o poblema nao quero perde-la nao suporto a ideia de viver sem ela a kessi ja tem uns 5 anos do meu lado nao é muito velha o que faço me ajudem ela corre risco de morte?

    ResponderExcluir
  18. Tayane,
    o que eu posso te dizer é que com 10 anos de idade a minha cadela foi operada e foram retirados 3 tumores dela e hoje ela está muito bem.
    O veterinário é o melhor profissional que pode te passar a confiança de que a vida da sua cadelinha estará em boas mãos...sem contar que é feito risco cirúrgico para saber da saúde dela para que não aconteça nenhum inconveniente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Estou muito triste minha cachorrinha tem 11 anos,e esta com vários nódulos nas mamas e ja esta perto da vagina dela,ela vai fazer cirurgia e esta tomando medicament par desinchar para depois fazer a cirurgia.A veterinária disse q é bem grave mais tem q fazer.existe algum caso q tenha sobrevivido,pq ela é saudável nem parece q tem 11 anos,ela fez raio x e ta tudo bem.Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá minha cachorinha esta com um nodulo de mama, tumor. Grande. E levei ela no veterinário e ela ira fazer varios exames. Mas estou com medo da cirurgia pois conheço muitas pessoas que os cachorro fizeram a cirurgia e depois de uma semana o cachorro faleceu. Você sabe de algum caso assim?

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    nunca comentaram comigo ou pelo que eu li a respeito sobre morte devido a retirada de câncer de mama em cadelas.
    A minha retirou 3 tumores e vive normalmente.E tem mais de 1 ano a cirurgia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. olá,
    tenho uma cadelinha de 7 anos e agora apareceu um corrimento na vagina dela por mais ou menos duas semanas, levei ao veterinário que diagnosticou vários tumores, inclusive ela foi castrada, porém a veterinária disse que o processo é lento, ela também está ainda com corrimento, já tá cicatrizada a cirurgia, estou com medo, tem algum exame específico pra saber oque mais deve ser feito, estou com medo, me ajudem, amo muito ela.
    meu email é cristinatlandskron@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,
    Surgiu um caroço grande em uma das mamas de minha cadela de 5 anos. Recentemente adotamos um cachorro maior, que já está com dois meses e ele ficava mamando na minha cadela (que não tem leite), será que tem alguma coisa a ver? Vou levá-la ao vet assim que possível mas será que pode ser tumor?

    ResponderExcluir
  24. Bem, sou medica veterinária, em Brasília e atuo na area de Oncologia Veterinária. Caso vocês queiram ajuda de forma mais especifica, podem entrar em contato comigo por e-mail: doctor.vetbrasilia@gmail.com.
    Temos um site www.doctor.vet.br e um blog karcinosvet.blogspot.com.br
    Para caso há uma alternativa diferente, procedimentos e tratamentos que são direcionados individualmente para cada paciente. Mas certamente, caroços e nódulos na mama, não são normais.

    ResponderExcluir
  25. ana carolina.
    tenho 2 cachorros,hj um deles acordou vomitando e com diarreia e depresao ele sempre foi muito agitado e brincalhao e agora nem esta mais andando isso me preoculpa muito pois amo meus cachorros mais do q td nessa vida e a minha cadela a poucos dias nasceu um caroso no peito dela ainda esta acho que em um tamanho medio e to preoculpada com isso pois a cadela da minha vo morreu assim....nao sei o q fazer eles sao vacinados contra todo tipo de doenca isso literalmente nao era pra acontecer...por favor se puder me ajude te emploro...

    e-mail>anacarolinajmj@hotmail.com;anacarolinaxxjmj@gamail.com


    obrigado...

    ResponderExcluir
  26. Eu tinha uma cadela de 9 anos (faria 10 no prox 21 de outubro) e ela morreu um dia após a cirurgia.

    Quando a levamos para o veterinário, todas as mamas já tinham caraços pequenos, exceto uma, cujo tumor já estava bem crescido, maior que uma bola de golfe.

    O veterinário recomendou a cirurgia, o que foi feito. Ele disse que ela tinha perdido pouco sangue na cirurgia e que estava bem. A cirurgia foi na terça, pela manhã, e a levamos quarta à tarde para casa, pois ela ficou em observação no veterinário.

    À noite, notamos que ela começou a respirar ofegantemente, e gemia, provavelmente sentidos dores e pela falta de ar. Quando minha irmã foi vê-la, ela estava revirando os olhos, rapidamente; ela ficou então bem mole... notamos então que a respiração dela diminuiu... mas diminuiu até que ela não respirou mais.

    Assim morreu Jade, uma linda cadelinha amarela, com 9 anos, 10 meses e 4 dias de vida. Nós a enterramos. E lamentamos muito sua morte. A dor parece inexaurível. Ela já está fazendo muita falta.

    Agora, eu gostaria de dar um conselho para quem tem seus cachorrinhos: Façam de tudo para proporcionar a eles uma VIDA FELIZ. Por que, quando eles morrem, uma das maiores tristezas que nos acometem é o tormento, da incerteza se nós fizemos da vida deles, uma vida feliz.

    Então eu digo, uma coisinha: FAÇAM DA VIDA DE SEUS CÃES, UMA VIDA FELIZ.

    Jadinha, minha lindinha, papai te ama! SAUDADES ETERNAS!
    Pedro Augusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto muito pela sua cadelinha,estou sofrendo agora pq a minha está com um caroço na mama,choro só de pensar em perdê-la...Porque a gente se apega desse jeito não é?A reciprocidade deles é mto grande,por isso,o amor deles não tem medida nem interesse...só lamento...

      Excluir
    2. Chorei lendo seu depoimento, pois é raro pessoas que amam os animais enquanto existem brutamontes tão cruéis por aí! Chorei tb porque descobri há 3 dias um carocinho na mama da minha maltês de 4 anos, e foi isso que me fez buscar a internet e cai aqui. Agora vou levá-la ao veterinário para saber do que se trata. Sinto muito pela sua dor.

      Excluir
    3. Foi muito emocionante o seu depoimento, estou chorando nesse momento pensando na minha cadelinha que retirou as mamas só deixaram 2 e desde que ela se operou não é mais a mesma, fica o tempo todo dormindo, não tem mais alegria e na parte das mamas que foram retiradas estão umas irritações como fosse impinges e fiquei preocupada que o medico disse que pode ser metástase e receitou meio comprimido de Corticorten de 20 mg, ela está velhinha tem 12 anos raça poddle

      Excluir
  27. minha cachorra fez uma cirurgia de mama em maio de 2011 se recuperou muito bem, sendo que a um mês atrás abriu novamente a cirurgia. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  28. O correto é voce procurar o veterinário ou a clínica que fez a cirurgia para que o corte não infeccione e cause problemas futuros.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma cachorra que está comigo há pelo menos 14 anos, há um ano atrás uma das mamas apresentou ou grande inchaço, levei no veterinário e ele, nesse caso diagnosticou como mastite, mas durante o exame constatou o surgimento de nódulos em algumas mamas, em função da idade do animal ele não recomendou a cirurgia, hoje quando fui dar banho nela constatei que uma das mamas está inchada e com um pequeno furo de onde sai sangue quando apertado, confesso que estou preocupado e arrependido de não ter tentado a cirurgia, vou leva-la na veterinário na próxima segunda feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando o relato acima, o "furo" na mama acima acabou fechando depois de limpeza e curativos, mas desde então esse tumor tem crescido cada vez mais e mais, até atingir o tamanho de uma laranja, senti que não dava mais para esperar, peguei a cachorra levei no veterinário, e acabei optando pela cirurgia, não tive coragem de mandar sacrificar. O veterinário me ligou depois da cirurgia informando que correu tudo bem, agora vem o período mais difícil que é o pós-operatório. Para quem quer saber o custo, tudo ficou em R$800,00 (RX, exame de sangue, cirurgia e medicamentos) eu achei caro, mas fazer o que, a eutanásia era R$250,00. Nesses casos não tem muito o que fazer ou opera ou sacrifica.

      Excluir
  30. Ei, eu tenho 12 anos e minha cadela 8, ela ta com um tumor na mama. Tenho medo dela operar e não resistir ( é uma basset e não é basset hound). Tem risco de ela não resistir?

    ResponderExcluir
  31. Olá,tudo bem?A minha cadelinha também tem 12 anos e tirou 3 tumores ano passado.Todos os exames(risco cirúrgico,eletrocardiograma) geralmente sao feitos para que a cirurgia nao seja de risco ok?Abraços

    ResponderExcluir
  32. minha cadalinha tem 1 ano e seis meses e ela nao teve cria e a gente quer crastar ela o qe eu faso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a castração é melhor opção para evitar problemas de tumor na mama, não perca tempo, faça a castração e cuide bem do pós operatório que vc evitará muitos problemas futuros, ok?
      Deus te abençoe!

      Excluir
  33. Eu tenho um cachorro de 4 meses e saiu um caroço na axila dele, será q é ingua ou pode ser um tumor?
    paty.laura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá,como eu tenho costume de falar com as pessoas que me fazem perguntas sobre os tumores em seus cães, eu peço que entre em contato com o veterinário de sua confiança.Infelizmente não sou veterinária, impedindo assim de eu te passar maiores informações ok?Boa sorte.

    ResponderExcluir
  35. Oi tenho uma cachorra com uns 11 a 12 anos, ela ta com uns caroços estranhos na região mamaria em varias tetinhas, e eu to com medo do que seja, o veterinario ja informou mesmo sem ver a cachorra que não opera pela idade dela, e minha cidade é pequena, não sei o que fazer para ela, fico pensando que ela deve estar com dor e tocom medo dela morrer . o que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
  36. Boa Noite!!

    Tenho uma cadela da raça Coker ela tem entre a 13a 14 anos de idade, ele tinha cerca de 2 caroços nas mamas , a anos já, mas nunca aumentou, e nada, mas hj eu vi q ali nos caroços esta bastante inchados, dai não oq devo fazer, será q a cirurgia nessa idade dela , eu consigo obter sucesso?? ela esta bem caminhando normal, brincando se alimentando normal! desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta!! abraços

    ResponderExcluir
  37. Minha cachorra fez uma mastectomia retirando algumas tetinhas e o tumor e tbm fez a castrastaçao ja se passaram 9 dias da cirurgia e ainda continua vazando liquido com sangue eh normal ... ? ainda esta tomando antibioticos .. e agora vamos começar a passar rifocina eh normal vazar assim.. ela tem 7 anos eh uma pastor alemã e pesa uns 40 kilos ...

    ResponderExcluir
  38. oi eu achei uma cadela na rua faz um mes que estou com ela e ela tem tres caroços nas maminhas e um ta enorme que chega ficar pendurado nao sei oq fazer e infelizmente nao tenho dinheiro pra pagar veterinario..tem algum lugar que atende de graça..peguei ela da rua pq tava morrendo de pena de ver a bichinha abandonada ela e de raça coker oq me parece que os antigos donos abandonaram pelo seu problema

    ResponderExcluir
  39. Olá!Infelizmente não conheço nenhum veterinário aqui em BH que faria essa cirurgia de graça.E qto mais tempo deixar o tumor na cadelinha,maior a chance dele se alastrar e os que já existem ficarem maiores.Parabéns pela iniciativa de ter pegado essa cadelinha.Com certeza deve ter sido abandonada pelos donos devido ao câncer.Abraços!!

    ResponderExcluir
  40. Darlene,não é comum vazar não.Você deve retornar ao veterinário.Desculpe a demora em respondê-la.Abraços

    ResponderExcluir
  41. Todo animal idoso deve fazer o risco cirúrgico e o eletrocardiograma para que a cirurgia não tenha riscos para ele.Abraços!!

    ResponderExcluir
  42. A minha cadela de apenas 1 ano de idade está com um caroço exatamente no local onde foi aplicada uma vacina . E esse caroço apresentou a mais ou menos 15 dias após dada a vacina ,o que eu faço ? esse caroço e maligno ? por favor me ajudem eu amo minha cadelinhaa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, geralmente o caroço formado pela vacina não é maligno. A minha cachorrinha tem, e já a tem há mais de 4 anos. Muitos cachorros acabam que ficam com a bolinha. Mas é bom ver com o veterinário, se realmente foi da vacina ou no mesmo local já tinha algum problema e só piorou pq ali foi dada a vacina.

      Excluir
  43. Rafaella,você a levou para ao veterinário?Porque eu não tenho conhecimentos suficientes para te dizer o que pode ser...pode ser qualquer coisa, inclusive um coágulo por causa da vacina,o que é algo que o organismo mesmo absorve e nem é preciso fazer nada.Te aconselho a procurar um veterinário de confiança.Abraços.

    ResponderExcluir
  44. Olá, tenho uma cachorrinha de porte pequeno da raça fox paulistinha ( ou terrier brasileiro) ela acabou de apresentar de uma hora para a outra um pequeno tumor do um pouco menor que uma bolinha de gude, bem redondinho perto de uma das mamas (não esta perto nem das axilas nem das patas traseiras!
    A levarei em um veterinário daqui a dois dias, pois meus pais não a podem levar agora que estamos viajando!
    Tem uma caracteristica para saber se é um tumor maligno ou benigno?
    Obrigada desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
  45. Olá,boa noite.A biópsia irá dizer se é maligno ou benigno.Geralmente qto antes você levar ela para retirar o tumor, melhor.Abraços.

    ResponderExcluir
  46. OOoi.então minha cachorra teve a primeira cria,a um mês,e quando todos os filhotes foram dados,eu percebi umas manchas vermelhas no peito dela,primeiro era apenas uma,depois aumentou,pra duas,três,e agora está em cinco e sempre sai sangue daquilo, Não sei oque é, Será que é apenas um ferimento simples,ou tem haver com o tumor ? (ela eh uma chow-chow)

    ResponderExcluir
  47. AONDE POSSO ENCONTRAR QUIMIOTERAPIA PARA CADELA COM CANCER DE MAMA JA REALIZOU A CIRUGIA E AGORA ESTA COM METASTESE MEU EMAIL E JONATHANWILLIAM2010@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  48. Érria,tudo bem?Você terá que perguntar ao seu veterinário de confiança.Como não sou veterinária, infelizmente não posso dizer nada a respeito.Esse post é mais para que as pessoas mantenham-se atualizadas sobre os tumores,que eles existem e devem ser tratados o quanto antes.Abraços

    ResponderExcluir
  49. Oi, adotei uma Poodie a mais ou menos 5 anos, levei-a ao pet shop e fiz uma consulta com um veterinário, descobri que ela sofreu algum tipo de agressão e, tem o olho direito furado,pra minha surpresa ela estava prenha, um mês depois nasceu três poodie, dois machos e uma fêmea, acabei ficando com a fêmea e doei um machinho para um casal de amigos e o outro pra minha mãe, que é tratado como filho...mas na verdade o que esta me deixando chateada é que a Pretinha, nome que dei à cachorra adotada, começou aparecer umas bolinhas em formas de colônia entre as mamas e, o mais interessante é que as bolinhas que estavam em outras localidades mais ou menos pertos parecem se locomover e agruparem com as outras formando uma bola grande, com várias bolinhas... há uns três meses ela começou a sentir dores, todas as vezes que tentava subir no sofá, pois gritava, de um mês pra cá o último peitinho de trás, do lado direito formou um caroço e, esta crescendo muito rápido... estou muito triste, pois isto tudo esta acontecendo numa hora em que o dinheiro esta muito curto, eu gostaria muito de saber se tem alguém que se propõe a me ajudar a fazer um tratamento nela, pois tenho medo de que seja um câncer... eu amo muito minhas cachorrinhas, minhas neguinhas fieis..

    ResponderExcluir
  50. minha cadela esta com uma enormee dura bola em uma das mama,ela tem 7 anos e não teve filhotes oque pode ser ?posso dar algum remédio humano para amenizar a dor?por favor me ajudem onde moro não tem veterinário

    ResponderExcluir
  51. olá,minha cadela tem 12 anos e levando ela ao veterinário para consulta,descobrimos um caroço em um das mamas a veterinária encaminhou para o pré operátório para exames,só q estamos com medo dela não resistir a cirurgia.O q devo fazer?

    ResponderExcluir
  52. A minha cachorra morreu por causa destes nodulos ela tinha 14 anos e eu nunca tinha ouvido nem lido que a castração poderia evitar este sofrimento,os veterinarios não informam isso para os proprietarios sera que é para fazer a cirurgia......

    ResponderExcluir
  53. Olá, minha cadelinha tem 13 anos e já fez uma cirurgia para remoção de um nódulo a três anos!!!! No entanto, apareceu um novo nódulo muito grande! Levei ela ao veterinário e ele informou que não recomenda a cirurgia pois há muitas chances de ela morrer! Mas estou apreensiva pois parece que ela sente dores e lambe muito o tumor deixando a pele em carne viva!!!! O veterinário não receitou nenhum medicamento, o que devo fazer?!

    ResponderExcluir
  54. Minha cadela está com um tumor mamário e esta noite ela mordeu até formar uma ferida, e não sei o que fazer, ela é grande e não tenho como levar ela no veterinário até que meu marido chegue, se alguém souber o que posso fazer antes do dia acabar por favor poste para me ajudar.

    ResponderExcluir
  55. Bom dia , eu tenho uma cachorra de 8 anos e ela tem uns carocinho na mama tambem .
    E ela pegou cria , gostaria de saber se a cachora morra por ter cria por causa desses carocinhos.

    ResponderExcluir
  56. Olá,eu tenho um cadela mestiça com cooker spaniel,ela tem 8anos e até hoje só teve um cio,no qual teve cinco filhotes,mas só dois subreviveram,desde então nunca mais teve outro cio.Hoje ela apresenta nódulos nas mamas que cresceram muito,mas tá muito difícil consegui uma cirurgia que tenha um preço razoável,pois minhas condições não são das melhores;gostaria de saber onde consigo esta cirurgia grátis?meu email é:pury39@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. como faço pra conseguir alguma ajuda de alguma ong, pra fazer a operação de mamas de 2 cadelas as 2 estão com um caroço muito grandes no seio,naõ tenho condições de pagar, aqui é muito caro, eu estou com dificuldades pois estou me recuperando da enxente de 2011.

    ResponderExcluir
  58. MEU CASO É GRAVE, SIM PELO FATO DE NÃO TER CONDIÇÕES FINANCEIRAS, A JULIE MINHA POODLE DE 12 ANOS, ESTÁ CEGA, E ALÉM DISSO ESTA COM UM CAROÇO NA MAMA, ME CORTA O CORAÇÃO VE-LA ASSIM, QUEM SERÁ QUE PODEIA ME AJUDAR? MORO EM ATIBAIA- SP MEU EMAIL é dalvaromeras@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Ola tenho uma cadelinha vira lata e notamos q havia um caroço na mama dela, e a gora por esses dias notei q ao lado do caroço esta cada vez mais crecendo uma bola parece de sangue ja esta bem grande, queria apenas confirmar se é cancer e se aind da tempo de fazer alguma coisa para salvar ela!Obrigada

    ResponderExcluir
  60. Minha cadela tem 7 anos , e esta com um caroço bem pequeno em uma das mamas assim que vi á levei no veterinario , marcaram um exame para ver se é maligno e fazer a cirurgia, e estou com medo que seja ! Caso seja maligno e ter se espalhado tem que sacrificar? tô com muito medo , nao quero perder ela .

    ResponderExcluir
  61. oi! tenho uma fila de 14 anos ela está com um tumor bem grande na mama ja está do tamanho de uma laranja, e está cresendo um monte de tumores menores pelo corpo, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  62. Olá,leve a sua fila para ao veterinário de sua confiança para ver a possibilidade de remover o tumor.Nessa idade, ela terá que fazer varios exames para ver se é possivel passar pela cirurgia.Não deixe de levá-la, pois assim como nos humanos,o tumor pode ser espalhar pelo corpo dela o que agravará a situação.Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  63. Olá...minha cachorrinha fez a retirada do tumor de mama, porém após 3 semanas apareceu na sua mama uma bolinha que vem aumentando...gostaria de ter uma idéia do que possa ser, antes de leva-lá novamente na veterinaria

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Olá, boa tarde tudo bom?
    Tudo que eu sei a respeito de tumores de mama estão nos comentários acima.Não gosto de sugerir nada porque não sou veterinária.Nada melhor do que você procurar um veterinário de confiança para sanar todas as suas dúvidas ok? Boa sorte!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  66. Olá, boa tarde!!!

    Tenho uma cadela basset de 11 anos, há uns 6 meses identifiquei um caroço do tamanho de uma azeitona, próximo a uma de suas mamas. Levei ela ao veterinário, vet falou que era um quisto, e que poderia opera-lá, sendo que poderia nascer outros. Me oriento aguardar, para vê se o caroço ia crescer, o caroço não cresceu, porém ontem notei um inchaço do outro lado do peito, indo até debaixo da pata da frente, bem como o pescoço também esta inchado... Alguém sabe de algo relacionado???

    ResponderExcluir
  67. daniellrafih@bol.com.br4 de dezembro de 2012 20:07

    MInha cachorra tem 11 meses e quando apalpo as mamas trazeiras aparentam a ter um pequeno carocinho.

    É possivel que mesmo tão nova ela tenha tumor de mama?

    ResponderExcluir
  68. Olá, pf respondam minha pergunta o mais rapido possivel.
    Tenho uma Fox Paulista de 11 anos chamada Dodó, a um mês e pouquinho ela teve uma unica cria e foi dada a pouco tempo, e hoje em muito pouco tempo, muito pouco pouco tempo mesmo, questão de 4 à 5 horas apareceu um caroço enorme embaixo de uma das tetinhas dela, minha mão disse que pelo9 fato dela ter tido uma simples cachorrinha sobrou muito leite e qualhou formando um caroço, meu pai diz que ela batei em algum lugar mas não tenho certeza, tenho medo de que seja câncer, e o pior é que moro em uma cidade pequena que nem veterinário tem e meu pai que é fazendeiro só parece que só se preocupa com sua criação de gado, o que faço?

    ResponderExcluir
  69. Gabriel, boa noite
    Infelizmente não tenho muito para ajudar por NÃO sou VETERINÁRIA.
    A única solução infelizmente é você recorrer a alguma cidade vizinha que tenha esse tipo de atendimento.
    Pode ser algum simples ou algo complexo, mas só um veterinário pode dizer isso para você.Como não sou veterinária seria arriscado eu te falar qualquer coisa e colocar a vida de sua cadelinha em risco.
    Pode perceber que eu não respondo muita coisa nos outros posts porque eu não sei dar diagnóstico nenhum.De comportamento animal eu sei mais.Ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  70. Olá. Minha cadelinha tem 10 anos, e recentemente ficou aparente algumas bolinhas proximas as tetinhas. O veterinário oncologista quer logo operar, mas tenho muito receio, pois ele nem pediu um raio-x e nem pediu para fazer uma biópsia. Além disso, ela tem apenas 1,5 quilos, tenho muito medo das consequencias da cirurgia e a anestesia.
    Ela tambem tem um alergia que eles dizem "ser dela", como se fosse autoimune. Está a 2 anos fazendo tratamento com antibioticos, corticoides e antifungicos. A sua imunidade está bem melhor, mas as coceiras e as 'caspas' voltam com certa frequencia, o que pode ser um agravante no pós cirurgico.

    Mesmo sem saber se é maligno ou nao, o recomendável seria a retirada? E quanto ao tamamnho dela, existem exames que devem ser feitos para assegurar que nada vai acontecer de ruim, que possamos evitar?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  71. olá. minha cadelinha está com um pequeno caroço na tetinha, ela nunca deu uma cria, pedi que minha mãe levasse ela no veterinário mas ela não quer levar porque a cadela de uma amiga nossa também tinha um caroço, e essa amiga levou no veterinário e ele disse que só sacrificando a cadela, ela não quis, e do nada a cachorra dela sarou, minha mãe pensa a mesma coisa, e como dizem que cadelas que não deram uma cria tem mais chances de contrair essa doença, minha mãe vai deixar que ela dê uma cria. Mas a minha dúvida é se ela der uma cria, não vai ser mais prejudicial a saúde dela? E tem como esse caroço sumir do nada como aconteceu com a cadela da minha amiga??? me ajudem por favor!!! abraços

    ResponderExcluir
  72. boa noite! ninha cachorra fila brasileira esta com uma mama bem vermelha , não apresenta caroço porem muito avermelhado qual medicamento mi recomenda , obrigada.

    ResponderExcluir
  73. EM BETIM TEM UM LUGAR ONDE FAZ EXAMES E CASTRA CACHORROS GRATUITAMENTE .ESSA É PARA A PESSOA QUE ACHOU UMA CACHORRINHA NA RUA E NÃO TEM DINHEIRO PARA O TRATAMENTO DELA .

    ResponderExcluir
  74. os caes machos têm mamas e so as cadelas e que têm ?

    ResponderExcluir
  75. É mais comum o câncer de mama nas fêmeas.Geralmente os cães tem câncer nos testículos.

    ResponderExcluir
  76. Oi, tenho uma cadela com apenas 3 meses de idade, há algumas semanas percebi que havia um caroço em uma das suas mamas, só que com o passar dos dias aumentou bastante. Vi que há maior possibilidade de cadelas com maior idade desenvolver o câncer, mas estou com muito medo que seja isso, me preocupo porque tem aumentado muito de um dia pro outro. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  77. Thamires, boa noite
    Procure um veterinário de seu confiança o qto antes, para que se for necessário, faz a remoção.Não demore muito para que não dê metástase (multiplicação)o que seria muito perigoso e fatal.Abraços.

    ResponderExcluir
  78. Olá. Tenho uma cachorra, da raça poodle com uns 15, 16 anos, e estou preocupada, pois ela está com uma das mamas do tamanho de uma bola. N sei se isso é tumor. Fico apreensiva, pois além disso, ela tem apresentado outros "problemas", tais quais, bebe muita água, as fezes têm apresentado sangue, fora a cegueira, normal da idade avançada. Aguardo sua resposta o quanto antes.
    Grata, Isabel.

    ResponderExcluir
  79. minha cadela esta com um carroço na mama será que pode ser esse tumor mamáio?alguém tem ideia de qto fica uma ciruria dessas??

    ResponderExcluir
  80. Olá pessoal meu nome é Cynthia tenho 19 anos e estou super triste tenho uma cachorrinha da raça pinch e a alguns messes atrás apareçeu um carocinho nela , no início não suspeitei e nada mas o tempo passou e aquele caroço foi crescendo e hoje está enorme , é um tumor na mama , levei ela no veterinário e ele tirou sangue dela, e disse que era um tumor e provavelmente maligno , não me deu esperanças , pois o tumor está muito grande , e se operar corre chances de não sobreviver , e pra piorar ainda mas a situação , ele descobriu que além de um tumor enorme ela está com outros tumores em todas as mamas, ou seja não tem jeito , estou muito triste , arrasada, choro todos os dias por ela , pois acho que não posso fazer mais nada, estou sofrendo muito , ela é tudo pra mim , ela é minha vida , não me conformo nunca em perde-la , isso é a pior coisa da vida de alguém . eu a amo tanto . ela está sofrendo e eu tbm estou sofrendo junto com ela ,. não suporto ver ela sofrer. tenho que me conformar mas se conformar é impossível, ela está muito velhinha tem 13 anos . ela sempre esteve presente em minha vida , em todos os momentos, em todos os anos , e agora ela se vai ., estou chorado muito , por não poder mais ajuda-la. é uma dor muito forte. muitos me julgam mas só quem ama realmente pode me entender o que eu estou passando . eu tinha duas eram mãe e filha , perdi a mas nova ,. morreu atropelada em frente a minha casa , chorei muito e até hoje choro . elas são tudo pra mim , sinto muita falta dela aki , ela trazia alegria pra casa, perdi ela pra sempre :'( e agora estou perdendo a outra .. quero deixar um recado pra quem descobriu agora que sua cadelinha tem um tumor , tente leva-lá rapidamente para o veterinário não deixe passar mas tempo . talvez pode ser tarde demais :( . mas de uma coisa eu tenho certeza elas duas mesmo indo embora , estarão PRA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO , PRA SEMPRE! bjs Cynthia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente visitar vários veterinários. De repente outros pontos de vista podem ser uteis no seu caso. Tenho minha princesa Klarinha, poodle de 11 anos, com um pequeno nódulo na mama e está se preparando para a cirurgia. Sei como é vc viver uma vida inteira com esse pequeno ser inocente, que acaba fazendo parte de vc. E de repente se vê em uma situação que corre o risco de perde-lo. Choro tanto, tenho tando desespero, não quero perder minha filha. Só tenho a lhe desejar boa sorte e que Deus olhe pela sua cachorrinha, assim como espero que ele olhe pela minha. Tenha fé, é que me conforta.

      Excluir
  81. ola pessoal,tive uma pastora que apareceu 1 caroço no tamanho de uma bola de gude e ela tinha um sangramento constante,eu tinha uma erva chamada confrey plantada e minha pastora comeu toda a minha erva 1 mês depos a planta já havia crescido e ela tornou a comela resumindo ela se curou mas ñ sei dizer se era maligno b. e ela viveu até os 15 anos se foi de velhice e ainda muito linda fica ai a dica 21 87781886

    ResponderExcluir
  82. Olá, minha cachorrinha deu cria esse fds e hj notei que a última mama está granulada e tem como se fosse uma espinha vazando leite... o que pode ser?

    ResponderExcluir
  83. minha cadela Beagle tem 11 anos e apareceu de uma hora pra outra um caroço na mama e já ta tamanho de uma laranha e o veterinário recomendou a não fazer a cirurgia pois ela não suporta o que faço

    ResponderExcluir
  84. Oi Luiza, tenho uma pischer de 12 anos , ela tem cancer de mama e ja esta muito avancado , a gente ja levou ela ni veterinario e eke quis fazer cirurgia mais optamoa em nao fazer porque ele disse que era de risco de ela morrer ... hoje ela amanheceu com o cancer sangrando so que fez um buraquinho so na pele nao estourou , eu to desisperada e com medo de perde la o que eu faco para aliviar a dor dela , aparentemente apesar do buraquinho que ta saindo sangue é bem pouquinho mais ta ela me parece bem esta comendo e tudo normal.
    ME AJUDE POR FAVIR ESTOU EM CHOQUE !
    Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Olá, sinto muito por sua cadelinha estar assim. Como eu digo para as pessoas aqui no blog, eu não sou veterinária. A postagem é apenas uma orientação para que as pessoas possam ter conhecimento sobre o assunto e que de preferência busque ajuda com o veterinário de confiança.Abraços!

    ResponderExcluir
  86. Oi Bom dia estou passando por um grande dilema minha cadelinha esta com 9 anos e esta com 3 nódulos dois do lado direito e um no esquerdo eu a levei no veterinário e ele disse que é câncer e que será preciso fazer duas cirurgias pois os nódulos estão em lados diferentes e ele disse que quando faz a cirurgia precisa puxar um pouco a pele para costurar e se fizer a cirurgia para tirar os dois não terá como puxar,já outro veterinário que levei não me informou nada disso disse que precisaria fazer a cirurgia mas ao que entendi ele faria a remoção de todos de uma vez...Eu estou morrendo de medo não sei p que faço ou em qual acredito e muitos familares que já passaram por isso me aconselham a não operar,pois eu posso perde-lá na operação ou depois que tira acaba se espalhando mais rápido...Por favor me ajudem o que eu faço eu não quero perde-lá ....

    ResponderExcluir
  87. Oi Bom dia estou passando por um grande dilema minha cadelinha esta com 9 anos e esta com 3 nódulos dois do lado direito e um no esquerdo eu a levei no veterinário e ele disse que é câncer e que será preciso fazer duas cirurgias pois os nódulos estão em lados diferentes e ele disse que quando faz a cirurgia precisa puxar um pouco a pele para costurar e se fizer a cirurgia para tirar os dois não terá como puxar,já outro veterinário que levei não me informou nada disso disse que precisaria fazer a cirurgia mas ao que entendi ele faria a remoção de todos de uma vez...Eu estou morrendo de medo não sei p que faço ou em qual acredito e muitos familares que já passaram por isso me aconselham a não operar,pois eu posso perde-lá na operação ou depois que tira acaba se espalhando mais rápido...Por favor me ajudem o que eu faço eu não quero perde-lá ....

    ResponderExcluir
  88. Juliana meu nome é Patricia e justamente nesse momento minha cadelinha está passando por uma cirurgia para a retirada da cadeia mamaria.A orientação q o veterinario me deu foi de primeiro fazer um lado pq não terá pele suficiente para fazer os dois lados ao mesmo tempo.E depois de 4 a 6 meses fazer o outro lado...Eu gostaria muito q fizesse logo tudo afinal ela ja ficaria boa logo e livre desse sofrimento ,mas não pode então q seja como deve ser...Não demore para decidir isso pode custar a vida da sua cadelinha.Um beijo e boa sorte.Eu estou aqui sofrendo muito pedindo a Deus para q de td certo com minha filhinha peluda pq não me imagino vivendo sem ela.

    ResponderExcluir