sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como passear com seu cão sem que ele puxe a guia



Você leva seu cão para passear ou é ele quem o leva ?

É muito comum ver cães que puxam a guia e, literalmente, levam seus donos para passear. Infelizmente, em alguns casos, isso torna o passeio desagradável e cansativo para ambos.Ensinar o seu cão a passear sem puxar a guia é muito simples. Cães mais novos aprendem muito rápido, mas isso não quer dizer que você não possa ensinar os mais velhos e idosos.
A diferença é que os mais novos aprendem mais rápido e os mais velhos levam um pouco mais de tempo.

O treinamento começa em casa

As ruas e os parques são realmente uma tentação para os cães.Por isso, ensinar seu cão a não puxar a guia à frente de tantas distrações pode ser bem difícil.Se pretende ensinar seu cão
a não puxar a guia, comece a ensinar em casa. Trabalhar com o cão em lugares sem distrações no início do treinamento vai ajudá-lo a se concentrar no exercício, o que é essencial para um bom aprendizado. Após seu cão ter entendido que não deve puxar a guia dentro de sua casa, passe a treinar em seu quintal. Em seguida, treine em ruas calmas e assim por diante.

Escolha acessórios adequados para seu cão

Tudo que seu cão vai precisar para aprender a passear sem puxar é de uma guia e uma coleira simples, leves e resistentes. Se você possui um cão de porte grande ou gigante e tem dificuldade de controlá-lo, a opção mais eficiente e humana são os headcollars. Headcollars são coleiras que envolvem a cabeça e o focinho do cão, o que torna mais fácil sua condução sem machucar e sem enforcar o cão. As guias devem ser apenas leves, resistentes e com um mosquetão que gire com facilidade, evitando assim sua torção. O comprimento da guia deve permitir uma boa movimentação para o cão, sem que fique tensionada (esticada). O comprimento mais utilizado é de 1,5 m.

Exercício prático

Alguns cães entendem o exercício nos primeiros minutos e outros podem levar alguns dias. O maior segredo para o sucesso é a paciência e a periodicidade. Existem duas maneiras bem eficazes para ensinar o cão a não puxar a guia com o Método Clicker. Antes de iniciar o treinamento você vai precisar de um Clicker. O Clicker em si é uma peça de plástico com uma lingüeta de metal por dentro que quando pressionada produz um som agudo (Click). Você não precisa exatamente de um Clicker para treinar seu cão com o Método Clicker. Existem também outras opções que você pode usar como Clicker. Um apito e até mesmo um estalo com os dedos podem ser usados como Clicker. O click é apenas um sinal para o cão de que ele está fazendo a coisa certa e que será recompensado por isso.

Interrompa o passeio temporariamente se o cão puxar a guia

  • Conecte a guia e segure a alça em sua mão com firmeza junto ao seu corpo, como se ela estivesse presa em você.
  • Comece a andar em linha reta com seu cão incentivando-o a andar. Se ele lhe seguir sem puxar a guia, continue andando, clique e recompense-o com carinho ou petiscos, ocasionalmente, durante o passeio. Se seu cão começar a puxar a guia, pare, permaneça imóvel, não olhe e nem fale com ele. Assim que afrouxar a guia, reinicie o passeio.
  • Repita algumas vezes até ele entender que se ele puxar a guia o passeio é interrompido.
Mude de direção se o cão puxar a guia
  • Conecte a guia e segure a alça em sua mão com firmeza junto ao seu corpo, como se ela estivesse presa em você.
  • Comece a andar em linha reta com seu cão incentivando-o a andar. Se ele lhe seguir sem puxar a guia, continue andando, clique e recompense-o com carinho ou petiscos ocasionalmente durante o passeio. Fique bem atento e se perceber que ele vai começar a puxar a guia, mude de direção girando seu corpo fazendo uma volta de 180 graus no sentido oposto ao que ele está puxando antes que a guia se estique totalmente. Essa mudança repentina irá impedir o cão de conseguir alcançar o seu destino te arrastando pela guia. O cão vai perceber que o passeio sempre muda de direção quando ele puxa a guia.
  • Repita o exercício algumas vezes até que ele entenda que se puxar a guia o passeio muda de direção.
Como podem ver, o mais importante é que o cão conheça o limite da guia e respeite-o sem puxar. Passear sem puxar deve ser algo natural para o cão. Deixe seu cão fazer as coisas que ele gosta de fazer quando passeia, como: farejar odores no chão, nas árvores, no ar, etc.

O importante é você não deixar a guia tensa (esticada) e nem ficar dando broncas e trancos na guia. A GUIA DEVE PERMANECER SEMPRE FROUXA. O cão pode andar do seu lado direito, esquerdo, um pouco atrás ou a frente. O que ele não pode fazer é puxar a guia.

Fonte: Vida de cão - www.vidadecao.com.br

11 comentários:

  1. ótimo vou fazer isso agoora , não aguento mais a agônia que é para passear com meu york :*

    ResponderExcluir
  2. ola sou danyy moro na cidade de minas gerais eu tenho 6 cachorros mas o que me da mais trabalho é o meu rottweiller ele tem 1 ano e 10 meses mas ele é muito grande e muito forte e quando vou passear com ele rsrsrs ele que me leva entao eu nao passo do portao da minha casa eu fico triste com isso porque eu sei q ele quer muito passear mais eu nao aquento levar ele

    ResponderExcluir
  3. Oi danyy, imagino como deve ser ruim passear assim.Se voce tivesse uma esteira elétrica, seria uma oportunidade dele gastar um pouco de energia antes de voce passear com ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. oi,tenho uma cadela de 2 anos,quando saio com ela eu não aguento pois ela puxa a guia com os dentes e me carrega, é muito cansativo.
    Adorei as dicas me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Oi geente boom eu tenho uma pastora alemã de 7anos e agora q comecei passear coom ela agora só q ela quer cheirar tudo e as vezes me arrasta e é mt peraltaa preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? tenho um cahorro raça Golden retriever e conseguir solucionar o problema dos passeios com um headcollar que se chama canny collar, ele puxava muito!!!

    ResponderExcluir
  7. legal as dicas.Vou tentar.

    ResponderExcluir
  8. oi eu tenho um rottweiler e com 2 ano 3 meses levou a passear mas se o meu rottweiler ver um cao quer mordelo e puxame
    bastante a trela tem uma força incrivel nem
    sei como aguento tal força. mas gostaria de o parar no gosto muito de passear com um cao que morde tudo que ve a frentre só nao me morde a mim porque porque me conhesse desde pequeno.

    ResponderExcluir
  9. oi o cã do meu pai tbm costumava puxar a guia, e seguimos os metodos acima e deu certo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi tenho um cachorro de 1ano e 10 meses e ele é vira lata mas beem grande e forte ja tentei varias vezes passear com ele mas ele late pra carros e pessoas que passam do lado dele.O que eu faço??

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    desde quando o seu cão tem esse tipo de reação?Desde sempre?
    Desde qual idade voce passeia com ele?
    Me mande essas respostas que tentaremos juntos arrumar uma solução para o seu cão ok?
    Se preferir pode me add no msn ou me mandar um email.
    Abraços

    ResponderExcluir